sábado, 18 de junho de 2011

É fácil falar???

Humm, boa pergunta né?!
Pois bem, ontem, sexta feira, eu e um grupo de amigos, composto por 3 mulheres e 4 homens, todos solteiros, nos reunimos em um barzinho perto de onde moramos, que por sinal é bem movimentado nos fins de semana, para jogar conversa fora, rir e beber um pouquinho. Esse grupo de 7 pessoas, na faixa etária dos 27 aos 36 anos, além de dar muitas risadas com altos papos, teve uma hora, que o papo ficou sério rs e, eu e as outras duas mulheres, ficamos sem argumentos... Porque? Vamos lá que vocês vão me entender...

Como eu disse anteriormente, estávamos em 3 mulheres (contando comigo) e, dessas três, duas estão “sofrendo” e a outra “anestesiada” (essa sou eu rs). Digo sofrendo, porque ambas acabaram de sair de relacionamentos duradouros; uma de 3 anos de namoro que foi traída e decidiu terminar tudo e, a outra de quase 2 anos de namoro que ouviu simplesmente “To gostando de outra”... e não tem nem 4 meses que as duas estão solteiras. Elas tem andando meio tristinhas, ainda gostam dos caras. E a anestesiada aqui rs, é porque superei a forte dor do rompimento de um relacionamento que durou quase 6 anos; tem quase 9 meses que estou solteira, sofri demaaaaais até uns 3 meses atrás e, hoje, posso dizer de boca cheia, que estou muito bem, feliz demais comigo mesma. Se ainda gosto dele? CLARO... AMO MEU EX COM TODAS AS MINHAS FORÇAS e, te digo mais, creio que ele é o homem e o verdadeiro amor da minha vida; mas também, não sou idiota, sei que acabou e tenho que seguir em frente sem ele, infelizmente, é a vida. Enfim, isso foi para vocês entenderem e compreenderem um pouco da situação de nós 3, para verem onde quero chegar...

Nosso bate papo de ontem, acabou chegando praticamente em nível de terapia de grupo rs, quando uma de nós perguntou assim para os rapazes “Vocês que são homens, maduros, por favor, me responda, porque nos maltratam tanto, pisam em nossos sentimentos?”. Mulherada de plantão, não leiam o que vou escrever agora, porque dói, doeu em mim e em minhas amigas rs, maaaas, quer saber, pior que é verdade.
O Pedro foi o primeiro a responder “Não maltratamos vocês, o que acontece é que vocês que se maltratam e querem descontar na gente” e, sem dar tempo do Pedrão continuar, o Flávio já chegou completando “É verdade, vocês que escolhem sofrer e, pode ter certeza, não queremos que vocês sofram.” e, chegando junto para apunhalar mais ainda, o Felipe finaliza “Quando o relacionamento acaba, é da opção de cada um escolher ser feliz ou não, e se vocês escolhem sofrer, a culpa não é nossa, é só sua; claro que o fim é doloroso, mas cabe a você se levantar e seguir em frente. A felicidade de uma pessoa não pode estar no outro, mas sim nela mesma.”. (aplausos para o Felipe que finalizou bonito).

É meninas, verdade seja dita, nós sofremos porque queremos. É fácil falar? Para eles, SIM!!! Porque sim? Porque os homens, diferentes de nós, não afogam as mágoas chorando na cama, nem no ombro do amigo e muito menos conversando com a mãe. Eles vão para a rua, se distrair, jogar um futebol, pegar uma praia, sair para a balada e, quem sabe, até conhecer uma garota... siiiim, é isso mesmo... e pode ter certeza, por mais que ele fique com alguém essa noite, ainda vai estar sentindo sua falta. Parece coisa de louco, mas é a mais pura verdade. Enquanto nós mulheres, nos matamos de chorar, trancadas no quarto, sem querer sair de casa, sem querer ver ninguém, nos descabelando e nos questionando o que fizemos de errado, lá estão eles, mesmo sem saber, partindo para outra. E a culpa disso, é nossa... Nós que escolhemos ficar trancadas em casa, nos culpando por tudo, quando na verdade, deveríamos fazer que nem eles, sair, se distrair, para parar de pensar um pouco no fim do relacionamento. Quanto mais nos trancamos para o Mundo lá fora, mais tempo levamos para nos recuperar e seguir em frente, conhecer gente nova, ocupar a cabeça com coisas que nos façam bem. Seja franca, o que é mais fácil, SER FELIZ OU SOFRER??? Claro que você vai me responder que é ser feliz. Como uma pessoa pode preferir sentir dor, sofrer, do que ser feliz??? Pois é, ninguém prefere sofrer, mas é bem isso que nós mulheres fazemos com nós mesmas. Parece que gostamos de nos martirizar, de nos punir; e nós, definitivamente, temos e devemos parar com isso, abrir mão da “auto flagelação”. Somos seres incríveis, somos lindas, somos maravilhosas, e sem nós, eles, os homens, não seriam nada. Temos que parar de nos culpar, de achar que tudo é nossa culpa. Eu fiz isso comigo, sei que você também faz isso consigo mesma, mas não podemos agir assim. Se acabou, se não deu certo, a culpa não foi nossa, tentamos de tudo, algumas até perdem o amor próprio nas tentativas de reatar a relação, mas temos noção exata, que fizemos o correto, nos demos ao máximo, então, é com esse pensamento que devemos ficar, o de que tentamos e, se acabou, não tem jeito de voltar, consciência tranqüila e vida que segue, nada de ficar se punindo, porque VOCÊ TENTOU. Se seu amor tiver que voltar, ele vai voltar, mais cedo ou mais tarde, e se não voltar, bem, ele não te merecia e ponto. Esse será nosso lema a partir de agora: NADA DE ME PUNIR, PORQUE EU TENTEI!!!

Meninas, a vida traça inúmeros caminhos para serem seguidos e, cabe a nós, escolhermos qual queremos seguir, se é o de sofrimento ou o da felicidade. E cá para nós, nada é mais radiante do que nosso sorriso, aquele belo sorriso de felicidade estampada na cara; nosso sorriso contagia, ilumina, atrai os mais distantes... uma pessoa infeliz, cheia de sofrimentos, só pode atrair o mesmo para sua vida, ou seja, rancor, mágoas, sofrimentos. Já a pessoa feliz, ela é contagiante, irradia tudo a sua volta e, principalmente, só atrai coisas maravilhosas para si. Ou vocês acham, que aquele homem que tanto amam, vai querer voltar para a menininha sofrida e arrazada que você se tornou???É claro que não e você sabe disso muito bem. Ele te conheceu linda, feliz, alegre, e é assim que ele quer te ver. Não que isso fará ele voltar, mas pode ter certeza que ele não vai querer a mal humorada e com raiva da vida.

Sei que você deve estar pensando agora “Ela mesma assumiu que passou por isso e vem com esse papinho para cima de mim”, eu sei disso e, te digo mais, passei da fase da dor da pior maneira possível (me isolando de tudo e todos) e, justamente por isso, estou aqui falando tanto, por não querer que outras cometam o mesmo erro que eu. Se não tentarmos sair de casa, como saberemos se vai dar certo ou não??? Temos que tentar. Estamos acostumadas a seguir a “tradição do sofrimento”, nos trancando em casa e nos isolando do Mundo... então, caso aconteça de novo de ter um relacionamento rompido, faça diferente dessa vez e, saía de casa, vai dançar, vai ao cinema ver uma comédia, vai fazer compras... tente sair pelo menos. Faça diferente!!!



O MUNDO QUER VER O SEU SORRISO, SUA ALEGRIA, O BRILHO DOS SEUS OLHOS E, PRINCIPALMENTE, A FORÇA QUE VOCÊ TEM PARA SE LEVANTAR DO TOMBO. PENSE NISSO!!!

E agora te pergunto “É fácil falar ou é fácil ser feliz???

Beijooos e até o próximo post :)

2 comentários:

  1. Nunca tinha pensado nisso...
    Tlvz,isso seja fruto da nossa sociedade machista. Pq s uma mulher saiu de um relacionamento e resolve ir pruma balada p esquecer o q houve, logo as más linguas vem dizer q ela é piriguete, pq mal terminou um relacionamento e já está numa festa procurando outro!

    Affff! É fogo ter q lidar c uma situação dessas! Por mais certa que a mulher esteja certa, sempre será julgada por aquilo q está fazendo ou deixando de fazer! Cabe a nós agir do jeito que quisermos sem se importar c o q as pestes faladoras irão comentar! Afinal, vc deve algo a eles (elas)?!?!?! NÃO, NÉ?!

    ResponderExcluir
  2. Exatamente Robin... o mal da sociedade é julgar as mulheres. Temos que parar com nossa "tradição do sofrimento" e jááá.
    Não que vamos pra balada pegar geral e afogar as mágoas bebendo todas, mas sim para distrair a cabeça, tentar tirar o foco do rompimento.
    Mas tudo isso é culpa nossa, das mulheres... nós não nos permitimos sentir a dor da separação de outra forma, senão sofrer; no mundo de hoje, onde as mulheres estão ocupando excelentes cargos no mercado de trabalho, onde "já conseguimos" nosso espaço, não era para ser assim, mas infelizmente é como você disse "sempre seremos julgadas"... mas cabe a nós seguirmos nosso caminho sem nos preocuparmos com as más línguas.
    Como você disse "Não devemos nada a eles e nem ninguém"... é como digo para todos "Paga as minhas contas? Não né?! Então deixa que da minha vida cuido eu."
    To com você e não abro Robin :)

    ResponderExcluir